O que é gestão de tempo? Entenda sua importância

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe o que é gestão de tempo, como ela funciona e qual é a sua verdadeira importância? Trata-se, na realidade, de uma prática que pode ser aplicada em diversos âmbitos e que, de maneira geral, é muito eficaz tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Essa é, inclusive, uma das qualidades que as empresas mais procuram em todos os seus profissionais, especialmente em cargos de gestão e liderança, afinal, um indivíduo que sabe gerenciar o seu tempo consegue estabelecer prioridades com mais facilidade, ter melhor rendimento no trabalho e aumentar a sua produtividade.

Se você deseja saber mais sobre o tema e descobrir o que é gestão de tempo, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Continue a leitura e confira!

O que é gestão de tempo?

Para entender sobre gestão do tempo é possível utilizar uma simples definição: a gestão eficaz de suas tarefas diárias, com o objetivo principal de realizar o melhor trabalho no menor tempo possível.

Para realizar a gestão de tempo de maneira eficaz é preciso analisar, inicialmente, qual é a principal tarefa do seu dia e quanto tempo deve ser separado para a sua realização. Se você não tem essa resposta definida em sua cabeça, quer dizer que você não sabe gerenciar o seu tempo, afinal, saber qual trabalho precisa ser feito primeiro e o que pode esperar um pouco mais é o primeiro passo para trabalhar bem essa ferramenta.

Dessa maneira, a gestão do tempo requer que o indivíduo se esforce para aprender a se organizar e a priorizar as tarefas do seu dia a dia e, depois de colocá-la em prática, é possível perceber que apenas pequenos ajustes já fazem com que o cotidiano se torne muito mais simples e organizado.

Qual é a importância da gestão de tempo?

A gestão do tempo é imprescindível para que uma pessoa consiga realizar tudo o que ela se propõe a fazer para alcançar os seus objetivos. Além disso, trata-se de uma importante estratégia que deve ser utilizada nas empresas.

Na prática, aprender a gerenciar o seu tempo apresenta um série de benefícios na vida e impacta no dia a dia do indivíduo, tanto em sua vida pessoal quanto profissional, como:

  • melhora o seu nível de produtividade;
  • organiza o andamento de suas tarefas diárias;
  • reduz a carga de ansiedade e estresse;
  • ajuda no cumprimento de prazos, pois o indivíduo se torna pontual e disciplinado com suas atividades;
  • faz com que metas sejam atingidas de forma mais ágil e com consistência;
  • apresenta resultados efetivos, o que gera mais confiança para o indivíduo;
  • estimula a criatividade, pois faz com que a pessoa tenha mais tempo para pensar em novas soluções.

Dessa maneira, uma boa gestão de tempo faz com que a pessoa não viva com a sensação de estar mergulhada sempre em trabalho, pois com o seu dia mais organizado, ela consegue se planejar melhor para todas as suas obrigações e administra melhor a pressão e as metas.

Como fazer a gestão de tempo de maneira eficaz?

Agora que você já sabe o que é gestão de tempo e conhece a sua importância, deve estar se perguntando como começar a fazê-la de forma eficaz, não é mesmo? Pensando em ajudá-lo, preparamos algumas dicas. Veja!

Faça um planejamento estratégico

Realizar um planejamento estratégico costuma ser bastante útil para gerenciar o tempo de forma eficaz. Trata-se de uma medida eficiente porque, dessa maneira, você pode planejar cada passo do seu dia e não corre o risco de se esquecer de uma tarefa importante.

Além disso, ao ter um planejamento estratégico basta seguir à risca aquilo que foi planejado, sem precisar se desgastar pensando na próxima atividade que precisa fazer, o que evita atrasos e faz com que as tarefas sejam realizar de maneira mais organizada.

Evite a procrastinação

Procrastinar quer dizer adiar ou atrasar uma tarefa que precisa ser realizada. Pode ser qualquer coisa, ou seja, pode ser desde um projeto importante de trabalho até uma simples tarefa doméstica. Na prática, as pessoas costumam procrastinar por diferentes motivos, como falta de foco, de interesse ou até mesmo de tempo.

Contudo, independentemente do motivo, apesar de parecer tentador deixar atividades complicadas ou monótonas para depois, a procrastinação pode ter consequências negativas, como o acúmulo de tarefas e uma agenda desorganizada. Além de ser um dos fatores que mais afetam negativamente a produtividade, a procrastinação pode, ainda, gerar um gasto desnecessário de energia e tempo.

A gestão de tempo, por sua vez, ajuda na organização das atividades e na eliminação da procrastinação, afinal, ao ter um planejamento estratégico com todas as suas atividades diárias e segui-lo, você cumpre todos os seus objetivos em tempo hábil, sem ter tempo para procrastinar.

Organize o seu ambiente de trabalho

Apesar de muitas pessoas não relacionarem uma questão com a outra, a realidade é que um ambiente de trabalho desorganizado pode ser obstáculo para a produtividade e para a gestão do tempo.

Isso ocorre porque em uma mesa desorganizada, por exemplo, você não consegue realizar as suas tarefas de maneira eficaz, afinal, você perde tempo procurando papéis e itens essenciais ao trabalho, o que faz com que o profissional demore mais para finalizar as suas atividades.

Além disso, é válido ressaltar, ainda, que um ambiente desorganizado é capaz de gerar desestímulo. Dessa maneira, o ideal é manter o seu local de trabalho limpo e com tudo no lugar, a fim de torná-lo mais eficiente e evitar a perda de tempo com fatores secundários.

Estabeleça prioridades e prazos

Por fim, uma boa gestão de tempo deve contar com as suas prioridades estabelecidas. Para tanto, é preciso, inicialmente, definir o grau de importância de cada uma de suas obrigações, classificando-as em prioridade alta (fatores emergenciais), média (pontos circunstanciais) ou baixa (itens importantes). Com isso, é possível focar as suas energias nas atividades por ordem de prioridade.

Além disso, determinar prazos com as datas e os horários que as atividades devem ser finalizadas também é muito importante e evita atrasos, afinal, ao listar o que você precisa fazer, é possível visualizar as suas demandas e controlá-las de forma eficaz, cumprindo seus horários e prazos com sucesso.

Agora que você já sabe o que é gestão de tempo, conhece a sua importância e sabe até mesmo como implementá-la em seu dia a dia, coloque as nossas dicas em prática para usufruir o quanto antes dos benefícios de ter uma rotina organizada!

Se você gostou deste post, continue a visita em nosso blog e veja como se organizar no trabalho para a máxima eficiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *