Como aprender mais rápido? Confira 5 dicas

Tempo de leitura: 6 minutos

Saber como aprender mais rápido é essencial para quem sonha se sair bem em uma prova importante, como um concurso público ou vestibular, por exemplo. Geralmente, são situações difíceis porque exigem muito conhecimento sobre diversas matérias e que precisa ser muito bem compreendido e memorizado até o dia da prova.

Ou seja, nesse contexto, é essencial estabelecer um processo acelerado de aprendizado e de retenção de informações para a otimização do tempo de estudo. Isso só é possível através da implementação de algumas metodologias na rotina: organizar e planejar o cronograma de estudo, fazer anotações de cada matéria, aplicar a leitura dinâmica, fazer exercícios e entender os erros cometidos, entre outros.

Para saber mais sobre como aprender mais rápido, continue a leitura e tire as suas dúvidas agora mesmo!

1. Faça anotações

Faça anotações durante o seu estudo. Essa é uma maneira eficaz de reforçar o conteúdo na memória e exercitar o que foi estudado. Você pode, por exemplo, assistir uma aula on-line de seu curso e depois escrever um resumo sobre o assunto. Essa também é uma maneira de rever o conteúdo de forma objetiva posteriormente sem ter que perder muito tempo revendo a aula.

Uma outra dica é estudar por meio de diferentes formatos de conteúdo, como vídeos, áudios e material escrito, como livros e apostilas. Para cada um, você poderá criar resumos, fichamentos, blocos temáticos, mapas mentais, entre outros.

2. Dedique-se ao estudo

Para aprender mais rapidamente, é essencial que você se concentre totalmente no conteúdo de estudo. Ou seja, não faça mais de uma atividade concomitantemente, como ler um capítulo da apostila enquanto você assiste um filme na TV. É fundamental focar a sua atenção ao material sendo lido para evitar a releitura e a perda de tempo com um estudo que não será eficiente.

Assim, é saudável planejar a sua agenda com antecedência, criando um horário para cada atividade. Além disso, é preciso respeitar o que foi estabelecido para que o seu planejamento seja eficaz. Por exemplo, deixe um tempo para o lazer, seja para jogar videogame, ver série no computador, passear com o cachorro na orla da praia etc., e crie uma meta realista do que será estudado em cada dia.

Para que você não se frustre, monte um cronograma de estudos que seja fácil se ser realizado. Ao montar a sua grade de estudos, deixe mais tempo para as disciplinas que você tem mais dificuldade em aprender. Após assistir a aula ou ler a matéria sobre o determinado tema, faça alguns exercícios para fixar o que foi estudado. Com esse cuidado, será mais fácil armazenar as informações vistas.

3. Domine a técnica de leitura dinâmica

Dependendo do seu objetivo, é preciso armazenar muitas informações novas e diferentes rapidamente, não é mesmo? Esse é o caso de um concurso público ou de uma prova de vestibular, como já dissemos. Ou seja, para se preparar para esses tipos de exames, é necessária grande dedicação e alta capacidade de reter conhecimentos variados.

Uma maneira de tornar esse contexto mais prático e eficiente é por meio da aplicação de técnicas de leitura dinâmica durante o seu processo de aprendizado. Ao aplicá-las em seu estudo, você será capaz de ter contato com um número maior de conteúdos —  de forma veloz, sem que haja a perda de qualidade nas informações obtidas.

Para isso, será preciso ler diariamente a fim de dominar a metodologia de uma leitura rápida. Algumas estratégias ensinam, por exemplo, a leitura de blocos de conteúdo por meio de palavras-chaves, enquanto o modo tradicional de leitura tem como intuito ler palavra por palavra para que se tenha a formação de frases e, assim, seja possível entender o parágrafo do texto.

Portanto, é importante entender os mecanismos que levam a uma leitura completa e veloz. Além disso, também é necessário praticar muito, começando por textos mais simples e pequenos, como notícias de revistas sobre entretenimento, e, gradativamente, evoluir o nível de dificuldade.

4. Descanse adequadamente

Gerir seu tempo para que tenha um adequado descanso é fundamental para que o cérebro tenha condições de armazenar o conteúdo estudado com mais facilidade. Desse modo, crie uma rotina saudável, pensando tanto na saúde do seu corpo como a da sua mente.

O ideal é dormir pelo menos 7h por noite. Para isso, tente deitar-se cedo, entre 22h e 23h, e crie o hábito de acordar cedo também. Com isso, você começará o dia com mais ânimo e disposição para realizar todos os seus afazeres.

O corpo e o cérebro precisam estar descansados para que as novas informações sejam armazenadas com mais facilidade. Caso você se dedique a estudar em um momento em que você esteja muito cansado, é provável que você tenha que ler o mesmo parágrafo diversas vezes sem que nenhuma informação importante seja realmente memorizada.

Ao estudar com as energias devidamente renovadas, é possível ter um aprendizado de mais qualidade, o que refletirá em um uso da sua disponibilidade com mais sabedoria e eficiência. Logo, crie uma rotina com hábitos que façam do seu dia a dia mais produtivo e dinâmico.

5. Aprenda com os seus erros

Não fique desanimado com os erros cometidos ao longo da realização dos exercícios. Tenha em mente que eles também são essenciais para o seu aprendizado, uma vez que eles contribuem para a fixação do conteúdo na memória.

Se aproveitar seus erros como uma forma de entender melhor a matéria e o motivo de tê-los cometido, você não cometerá o mesmo erro novamente, sendo, portanto, uma maneira de conquistar um aprendizado duradouro. O ideal é revisar as suas anotações e rever algumas aulas em vídeo, mas sempre buscando fontes que tenham credibilidade no mercado.

Com essas dicas, fica mais fácil e simples otimizar o tempo e a qualidade do aprendizado, não é mesmo? Portanto, coloque-as em prática o quanto antes para que você já possa usufruir dos benefícios na hora de potencializar o seu conhecimento.

Agora que você já sabe como aprender mais rápido, que tal compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais? Dessa maneira, mais pessoas poderão ficar informadas a respeito desse assunto tão valioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *