Não sabe como se posicionar em uma reunião? Veja 7 formas!

Tempo de leitura: 6 minutos

Para muitas pessoas, participar de um encontro, discutir ideias e buscar soluções pode ser algo dificultoso. Manter sua postura e tom de persuasão são técnicas fundamentais para quem procura entender como se posicionar em uma reunião.

No trabalho, elas são frequentes e fazem parte da rotina diária do trabalho. Muitas vezes elas são longas e demandam disposição para todos os envolvidos. Por essa razão, saber como ter uma oratória efetiva, conversar, apresentar e defender suas ideias corretamente é necessário, do contrário, podemos ter perdido o tempo.

Essa situação pode ser ainda mais dificultosa quando lidamos com líderes e outros colegas que tenham dificuldade de lidar com opiniões opostas a sua. Mas o que fazer nesse tipo de situação?

Se você tem interesse nesse assunto e buscar melhorar a sua performance em reuniões de trabalho, aproveite a leitura deste artigo. Trouxemos sete dicas de como se portar e obter o máximo de sucesso possível nesse momento. Confira! 

A importância do posicionamento em reuniões

Reuniões são inevitáveis, todo trabalho sempre terá. Mas o que pode ser feito para tornar esse momento mais fluído e conseguir ter os resultados esperados? Muitas vezes as reuniões tendem a gerar situações conflituosas que nos demandam inteligência emocional, afinal, são diversas opiniões distintas em um só local.

A mediação desse cenário requer calma, mas também etiqueta e postura firme. Com esse tipo de perspectiva, além de conseguir lidar bem com a situação, conseguimos contornar a situação da melhor maneira — e educada — possível. Isso será fundamental para mostrar que é uma pessoa apta para novos desafios e alavancar a carreira

7 formas de como se posicionar em uma reunião

É importante ressaltar que não existe uma fórmula mágica para conseguir uma bosta postura nesse momento. Todos devem, primeiro de tudo, praticar o autoconhecimento, buscando entender quais são suas principais características e o que deve ser feito para ter uma boa performance.

Seguindo as dicas abaixo, esse processo poderá ser muito mais fluído e efetivo. Confira quais são elas e coloque na sua rotina diária:

1. Prepare-se adequadamente

Está enganado quem acha que apenas participar há muito tempo das reuniões significa que está sempre preparado em todas. Todavia, isso não é bem uma realidade. Cada uma tem a sua particularidade e precisa ser compreendida o que acontecerá antecipadamente.

Saiba com antecedência quais serão as pautas, separe os materiais que serão utilizados e, principalmente, revisar os conteúdos que serão reportados no momento. Existe sim situações imprevisíveis, entretanto, a preparação significa que você estará mais disposto a enfrentar esse tipo de situação.

Além disso, a preparação permite que você alinhe melhor a sua comunicação e saiba todas as possíveis perguntas que venham surgir. Ao ser questionado e ter mais firmeza na sua fala, você mostra domínio com o assunto.

2. Evite atrasos

Sabemos que a nossa realidade é muito dinâmica e o tempo é cada vez mais precioso. Assim, em reuniões, essa perspectiva é muito importante. E para ter sucesso nessa etapa, é indispensável ter a organização de todas tarefas para evitar qualquer tipo de atraso.

A pontualidade é um grande desafio, afinal, são muitas as coisas existentes que necessitam serem feitas. Dessa maneira, ainda seguindo a dica anterior, é preciso muito preparo e organização do tempo para realizar suas atividades e se preparar para a reunião. 

3. Tenha um objetivo específico

Caso você participe de uma reunião, é necessário entender quais são seus objetivos ao estar nela e o que precisa ser feito para atingir. Assim, a melhor coisa para que isso aconteça é definir qual seu principal intuito, o que se espera e o que deseja alcançar.

4. Mantenha a autoconfiança

A autoconfiança é um trabalho que precisa ser desenvolvido e administrado diariamente. Para isso acontecer, invista na sua postura e na sua fala para representar sua confiança.

Ao começar a reunião, cumprimente todos presentes com o máximo de alegria e entusiasmo. Caso você esteja nervoso, saiba como não transparecer e é nesse momento que sua autoconfiança será necessária.

Lembre-se que é importante também receber a mensagem dos participantes com naturalidade. Olhe sempre nos olhos de todos os participantes, isso reforçará a sua credibilidade aos demais presentes na reunião. 

5. Faça anotações

Ainda sobre a preparação inicial que devemos ter, um passo importante a ser feito para entender como se posicionar em uma reunião é anotar todos os pontos que vão ser trabalhados na reunião.

Com isso, você demonstrará está atento e aberto para ouvir o que os outros estão falando. Algumas reuniões costumam ser bem longas e pode acontecer de você esquecer parte do que foi dito, isso pode gerar problemas depois e não colocar o que foi definido na conversão em prática.

6. Desenvolva a sua comunicação

Na verdade é que ter uma boa comunicação é preciso ter atenção em qualquer área profissional e isso não significa só um bom português, mas a expressão, educação, recepção da comunicação, entre outros. 

Como já adiantamos um pouco, as pessoas que participam da reunião geralmente reparam muito como outra pessoa se comunica. Os olhares, na maioria das vezes, significam que está sendo analisado a sua postura. Por esse motivo, é tão importante estar atento a forma como você fala, se comportar e até mesmo, gesticula. 

Em um ambiente profissional, é muito importante ter atenção na sua comunicação. Outra coisa que deverá ser analisada, é que nem tudo que acreditamos que possa ser falado realmente deve sair. 

Na grande maioria das vezes, ambiente de trabalho não é um local para desenvolver brincadeiras e, quando isso ocorrer, é preciso ter muita atenção para não gerar nenhum desconforto aos envolvidos, diretamente e indiretamente. Em contrapartida, vale ressaltar que ficar calado nem sempre é uma boa saída, afinal, te mostrará timidez e introspectividade.

7. Tome cuidado com a aparência

Por fim e não menos importante, a aparência é outra coisa que deve ser avaliada com bastante cautela. Hoje, os ambientes corporativos estão cada vez mais flexíveis, mas isso não significa que podemos nos vestir de qualquer maneira.

E em reuniões, é muito mais importante ter cuidado com o que você. A forma como nos apresentamos representa no que queremos transmitir. No dia da reunião, tenha muito cuidado com sua roupa, se está bem passada, tudo limpo, entre outros cuidados.

Todas as ações listadas aqui em cima tem como objetivo entender como se posicionar em uma reunião. É importante ficar atento às evoluções e como você está atingindo seus objetivos de reunião. Além disso, é importante também contar com cursos de atualizações, que te permitirá otimizar sua oratória, sua comunicação e até mesmo, a utilização das palavras para ser mais persuasivo.

Aproveitando que estamos abordando sobre como avaliar e persuadir conflitos existentes, veja o que precisa ser feito para manter a calma em momentos de tensão. Boa leitura!

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