Blog
O que é gestão do tempo e como ela impacta o seu trabalho?
- 5 de março de 2020
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: Produtividade
Em um mundo atribulado, volátil e digital, com distrações para todos os lados, como redes sociais, caixas de e-mail lotadas, celulares com aplicativos de mensagens e um ambiente nem sempre positivo, entender o que é gestão do tempo se torna uma estratégia para cuidar da sua saúde e da sua performance profissional.
Você também tem a impressão de que o seu dia precisaria de mais horas para cumprir todos os seus afazeres? Mas será que você tem aproveitado o seu tempo com consciência e qualidade ou tem voltado a sua atenção para questões supérfluas?
A seguir, mostraremos quais são os principais benefícios de começar a gerenciar melhor o seu dia, para que nada fique sem ser feito e você não entre em um colapso nervoso. Veja só!
O que é gestão do tempo?
A gestão do tempo é o processo de planejar e organizar as horas do seu dia de acordo com as suas atividades diárias, obrigações e o tempo que cada tarefa leva para ser executada. Muitas vezes, temos a percepção de que o tempo está passando mais rápido e não conseguimos finalizar nada daquilo que planejamos e começamos a fazer.
No entanto, em grande parte das vezes, isso é uma consequência do nosso mau gerenciamento das horas do dia e da semana. Sem percebermos, perdemos minutos preciosos que podem ser aproveitados com qualidade. É exatamente nessa questão que a gestão do tempo configura uma estratégia para melhorar o seu desempenho.
Quais são os benefícios da gestão do tempo?
Quando não conseguimos cumprir as nossas tarefas e obrigações, finalizamos o dia frustrados e com a sensação de que poderíamos ter feito muito mais. Além disso, vira uma bola de neve de atividades atrasadas e, com isso, vem a necessidade de trabalhar até muito tarde e aos finais de semana.
Com o tempo, isso se transforma em um desgaste emocional e físico que pode até mesmo desencadear doenças, como a Síndrome de Burnout. Sem contar que prejudica a sua imagem profissional. Então, agora que você já sabe o que é gestão do tempo, confira como essa técnica pode ajudar todos os ângulos da sua vida.
Auxilia a superar desafios e a melhorar resultados no trabalho
Seja você um empresário e dono do próprio negócio, seja um gestor, líder ou funcionário de uma empresa, precisará lidar com prazos e com desafios profissionais e pessoais. Se você não é organizado e não planeja a sua rotina, as horas do seu dia e da sua semana, começará a atrasar os seus projetos e a prejudicar a sua imagem profissional. Inclusive, quando estamos com pressa e entregas atrasadas, não executamos as tarefas com a mesma eficiência e qualidade.
Quando você passa a planejar a sua rotina e a gerenciar o seu tempo, verá que terá mais horas para executar as suas atividades podendo, assim, focar naquelas mais complexas e desafiadoras. Como resultado, perceberá uma melhora significativa na sua performance e nos seus resultados e desenvolvimento profissional.
Contribui para o aumento da produtividade
As empresas têm valorizado os profissionais que conseguem alinhar volume e qualidade nas tarefas executadas, sendo que isso é exatamente sobre o que a produtividade trata. No entanto, estar atolado de trabalho, prazos vencendo e sempre ocupado não é sinônimo de ser produtivo.
Ao entender o que é gestão do tempo e começar a aplicar esse método, conseguirá definir as suas prioridades diárias e semanais, de modo que reserve o tempo necessário para cada atividade. Afinal, quando procrastinamos, passamos o resto das horas produtivas resolvendo problemas e questões que são urgentes, mas que ficam com resultados prejudicados.
Portanto, para aumentar a sua produtividade, defina a ordem de importância e prazo de entrega de cada obrigação e, a partir disso, planeje as horas do seu dia para que faça uma coisa de cada vez. Vale ressaltar a importância de trabalhar a sua concentração, para que evite ser pego por distrações. Então, nada de ficar com abas das redes sociais abertas enquanto trabalha.
Reduz o estresse e o cansaço
Como dito, a falta de organização e planejamento leva ao excesso de trabalho e, consequentemente, a doenças causadas por estresse e cansaço físico e mental. Além da Síndrome de Burnout, podemos ressaltar o risco de aumento da pressão arterial e de patologias cardíacas, doenças de pele e desencadeamento de dores crônicas.
Diante disso, é perceptível que a gestão do tempo não é somente uma questão de performance profissional, mas também de prezar e cuidar do seu bem-estar e manutenção da sua saúde. Quando você planeja as horas do seu dia e consegue executar todas as suas obrigações, terá tempo para descansar o corpo e a mente.
Sem contar que poderá programar atividades de lazer e passar mais tempo com a sua família. Esses são momentos e aspectos fundamentais para o seu organismo, já que liberam serotonina, também conhecido como o hormônio da felicidade. Ao contrário dos picos de estresse e sobrecarga emocional que liberam substâncias prejudiciais à saúde quando se tornam frequentes, sendo esse o caso da adrenalina.
Permite que aproveite as oportunidades
Aproveitar e ter oportunidade é uma consequência importante e positiva da gestão do tempo. Quando você é produtivo, isso melhora a sua reputação profissional e potencializa os seus resultados, sendo que poderá ser contemplado com promoções no trabalho, propostas atraentes de vagas de emprego e até mesmo a chance de conseguir fazer a viagem dos sonhos ou tirar as merecidas férias.
Para dominar o tempo que você tem e conseguir gerenciar todas as suas tarefas, é importante que tenha um espaço de trabalho organizado, liste todas as atividades do seu dia e da sua semana e organize a sua rotina. Algumas ferramentas, como Trello, Wunderlist, Google Now e Evernote podem ajudar você nisso.
Ao entender o que é a gestão do tempo você passa a se perguntar se as horas estão realmente mais curtas ou se não as têm aproveitado como deveria. Para ajudar na sua organização, é fundamental contar com ferramentas, métodos e estratégias que auxiliem no planejamento da sua rotina.
Para se aprofundar no assunto e ter melhores resultados, confira o nosso post com dicas para fazer uma administração do tempo eficaz.