O que é autogerenciamento e como consegui-lo?

Tempo de leitura: 6 minutos

O autogerenciamento é o ato de gerenciar a si próprio, sendo essencial na vida de todos os profissionais, independentemente da área em que atuam. Com ele, é possível entender quais são os seus pontos fortes e fracos, com o intuito de saber o que pode ser otimizado diariamente em sua carreira e quais habilidades fazem parte de sua especialidade laboral.

Além disso, praticar esse tipo de gerenciamento faz com que seja mais fácil alcançar as metas estipuladas, uma vez que você poderá investir seus esforços e seu tempo de maneira direcionada ao que realmente importa para a execução correta de suas atividades.

Assim, você poderá focar suas energias em técnicas específicas para se tornar um profissional competente e de autoridade dentro de sua área, construindo, portanto, a imagem correta de suas habilidades diante do mercado de trabalho.

Para saber mais sobre o autogerenciamento e como implementá-lo de forma eficiente em sua rotina, acompanhe a leitura e saiba mais!

Como gerenciar melhor o seu trabalho?

Para fazer o autogerenciamento é preciso tomar algumas medidas que visem proporcionar melhorias em seu desempenho laboral. Dessa forma, será necessário fazer uma análise pessoal levando em consideração as suas qualidades mais fortes e os pontos em que o seu trabalho deixa a desejar.

Com isso, você poderá se especializar em suas qualidades, tornando-se uma referência nessa área no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que otimizará e desenvolverá as suas fraquezas.

Invista em autoconhecimento

O autoconhecimento fará com que você entenda melhor o seu potencial e conheça a fundo as suas limitações. Consequentemente, será possível observar o seu funcionamento no trabalho com outra cabeça. Por exemplo, entender o que foi um erro de sua responsabilidade, o que poderia ter sido feito para evitá-lo e como não transferir a culpa para outro colega de trabalho.

Uma ferramenta bastante útil nesse sentido de desenvolvimento profissional e pessoal é a Análise Swot Pessoal, que permite a identificação:

  • dos pontos fortes, das suas virtudes e das qualidades que devem ser potencializadas;
  • das principais fraquezas, defeitos e dificuldades que devem ser melhoradas;
  • das oportunidades existentes que possam aproveitar as suas qualidades e alcançar os seus objetivos;
  • das ameaças existentes de acordo com as suas fraquezas e que podem interferir no alcance de seus objetivos.

Tenha foco

É essencial criar prioridades a fim de alcançar os objetivos mais difíceis, seja na vida profissional, pessoal, financeira e muitas outras. Nesse sentido, evite procrastinar, anule os pensamentos negativos, tenha uma visão positiva e corra atrás dos seus sonhos.

Para isso, conte com uma ferramenta da automotivação para sempre lembrar dos seus objetivos, que são as razões de seus sacrifícios e suas dedicações.

Estabeleça e cumpra prazos

Planeje o futuro com cuidado, estabelecendo prazos para cada etapa que o levará até a concretização de seus objetivos. Para isso, crie por escrito em uma folha de papel a execução do plano ou elabore tudo em uma planilha do Excel. Veja qual forma de organização se encaixa melhor em seu perfil e qual proporcionará mais praticidade.

Também é interessante criar diferentes cenários para o seu objetivo, levando em consideração algumas informações diferenciadas, como prazo, ganho financeiro, trabalho executado etc. Desse modo, uma dica é estabelecer pelo menos 3 possibilidades, em que haverá um cenário pessimista (aquém da meta), realista (dentro da média) e otimista (além do que era esperado).

Como otimizar o seu tempo para atingir as metas?

Como visto anteriormente, é muito importante cumprir os prazos dentro do tempo estipulado. Afinal, o tempo é um fator determinante no desempenho do gerenciamento pessoal. Portanto, é necessário tomar algumas medidas para aproveitar o tempo corretamente em seu favor.

Planeje as atividades semanalmente

Inicie a semana determinando o que será feito ao longo dela. Isso fará com que você tenha foco para executar as atividades que foram planejadas com antecedência. Logo, evita-se a procrastinação e o acúmulo de tarefas a serem feitas ao longo do mês. Para não ficar sobrecarregado, lembre-se de cumprir com o plano que foi traçado e executar cada etapa conforme o programado.

Terceirize tarefas

Algumas atividades podem ser terceirizadas para distribuir melhor as suas tarefas. Dessa maneira, você poderá dedicar a sua atenção ao que realmente importa e que seja de sua competência.

Com isso, você ganhará tempo e experiência em delegar tarefas corretamente. Além disso, tudo será executado dentro do prazo estipulado e você não precisará trabalhar em dobro para isso.

Como lidar com a pressão diária por meio do autogerenciamento?

Na correria do dia a dia, é comum sofrer com as pressões diárias para dar conta de executar todas as responsabilidades, não é mesmo? Com o autogerenciamento, é possível contornar a sensação de falta de controle diante de tantas tarefas a fazer, ao mesmo tempo em que se investe em mais produtividade.

Aprenda a dizer não

Para realizar os seus objetivos, é importante aprender a lição de dizer não a algumas pessoas, projetos, oportunidades de trabalho etc. Ou seja, é preciso criar alguns limites para que você não se distraia ao longo do percurso até conquistar as suas metas.

Com isso em mente, priorize sempre o seu projeto de vida e não desperdice o seu tempo com desafios passageiros que não proporcionarão frutos no futuro. Para isso, tenha foco, motivação no que realmente importa e diga “não” sempre que necessário.

Reserve um tempo para relaxar

Para manter uma rotina saudável, é fundamental criar o hábito de descanso e respeitá-lo. Afinal, a mente e o físico sobrecarregados não são capazes de funcionar adequadamente. Logo, cuide da sua saúde e de seu bem-estar para estar sempre em sua melhor performance durante as ocasiões da vida.

Uma dica é estabelecer alguns limites, como não levar trabalho para casa, não trabalhar no fim de semana, reservar 10 minutos a cada hora durante o trabalho para alongar o corpo e descansar a vista etc.

Use o tempo livre, como os fins de semana, para ler um livro que proporcione aprendizados importantes para a vida profissional e pessoal, saia com a família, conheça um restaurante novo, entre outras atividades prazerosas. Com esse descanso, você iniciará a semana com mais gás e empolgação.

Gostou de entender mais sobre o que é e como aplicar o autogerenciamento na prática? Então, que tal não perder mais tempo e começar a implementá-lo em sua rotina laboral o quanto antes? Tenha em mente que o gerenciamento pessoal deve fazer parte de um treinamento diário. Ou seja, tenha determinação e persistência para vivenciar as mudanças. Com certeza, quando os resultados forem notados, todo o processo terá valido a pena.

Viu como é possível implementar o autogerenciamento na sua vida profissional de forma simples e prática? Então, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais? Assim, mais pessoas podem ter acesso a um texto cheio de informações essenciais para quem busca crescimento na carreira. Compartilhe e ajude a espalhar o conhecimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *