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Não tenho tempo, e agora? Saiba como ser mais produtivo
- 17 de setembro de 2020
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: Administração do Tempo
É muito comum encontrar pessoas que não buscam aperfeiçoamento sobre o pretexto de “não tenho tempo”. No entanto, essa impressão de não ter tempo para nada está muito além da rotina corrida e a correria diária. É comum que, pelo excesso de tarefas, as pessoas queiram fazer tudo ao mesmo tempo, o que faz com que elas acabem não concluindo nada.
Sem planejamento, é bem provável que você acumule atividades. No entanto, isso não significa que você não tem tempo, mas sim que você não faz a gestão adequada. Portanto, para ter mais produtividade é preciso mudar uma série de comportamentos e começar a ter prioridades.
Se você acha que não tem tempo e acredita que o que falta são mais horas no seu dia, confira algumas dicas de como começar a organizar e planejar seu tempo para conseguir realizar todas as suas tarefas!
Planejar o dia na noite anterior
Fazer um planejamento das suas tarefas e compromissos com antecedência é a melhor maneira para conseguir cumprir todas as suas responsabilidades. Dessa forma, quando você planeja o próximo dia na noite anterior, é possível avaliar quais são as mais importantes, as que demandam mais tempo e outras prioridades.
Essa organização é a chave para começar a estabelecer uma rotina. Por isso, reserve minutos antes de dormir para criar a sua lista de afazeres para o dia seguinte. Assim, além de reduzir a ansiedade pelo medo de esquecer alguma coisa, você ainda terá mais tranquilidade para começar o dia assim que acordar.
Listar as tarefas mais difíceis em primeiro lugar
Saber quais são as prioridades e as tarefas que são mais difíceis para começar seus afazeres por elas ajuda a tirar logo boa parte das preocupações. Por isso, faça uma escala e identifique quais são as atividades mais urgentes, as que não são tão urgentes assim e as que podem ser realizadas depois.
Ao fazer isso, você poderá posicionar as mais difíceis ou desafiadoras no topo da sua lista de tarefas. Quando você conseguir concluí-las, sentirá um alívio maior e as outras atividades não parecerão tão complicadas. Portanto, você terá a sensação de realizá-las com mais facilidade e não terá uma sensação penosa.
Fazer uma coisa de cada vez
Ser considerada uma pessoa multitarefas nem sempre é algo positivo. Afinal, lidar com muitas coisas ao mesmo tempo faz com que nosso cérebro não tenha foco em nenhuma delas, o que pode acarretar erros e falhas no processo. Diante disso, para resolver muitos afazeres no seu dia, o ideal é fazer cada um de uma vez, prestando realmente atenção no que você está fazendo.
Atividades que exigem alto nível de concentração é ainda mais importante que sejam feitas com cuidado, sem se distrair com outras funções. Quando você se concentra em uma atividade de cada vez, verá como conseguirá concluir as suas tarefas com mais rapidez e, o melhor, terá mais produtividade ao longo do dia.
Não adiar nem procrastinar para fazer as tarefas
Esse é um dos problemas mais recorrentes. Deixar os compromissos para depois, o famoso “empurrar com a barriga” até que chegue no limite e não dê para postergar mais. Então, você acaba realizando aquela tarefa que tanto adiou as pressas, certo? A procrastinação é uma das maiores inimigas para que você complete sua lista de tarefas e tenha aquela sensação de dever cumprido.
Alcançar melhores resultados não é uma tarefa fácil, mas você deve ter disciplina para não cair na armadilha da procrastinação. Por isso, faça listas diárias e com metas reais, que você saiba que conseguirá cumprir todos os itens até o final do dia. Criar demandas exageradas com metas inalcançáveis só farão você acumule frustração por não conseguir cumpri-las.
Nesse sentido, avalie os horários que você disponíveis e qual o tempo médio para executar cada obrigação. Com o tempo, você perceberá como mais fácil e que você terá maior rendimento no que se propõe a fazer.
Saiba qual período você tem mais produtividade
Mesmo que você tenha horários a cumprir ou se tiver uma rotina mais flexível, identificar os horários que você sente que rende mais é essencial para que consiga montar um cronograma. Por exemplo, se você sente que sua produtividade é maior pela manhã, coloque aquelas tarefas mais puxadas e que exigem mais de você nesse período.
O mesmo pode ser feito naqueles horários em que você não tem um alto nível de produtividade. Assim, você encaixa nesse período as tarefas que são mais leves e fáceis de cumprir. Dessa maneira, você não se sentirá uma pessoa improdutiva, além disso poderá até mesmo se sentir mais estimulada nas suas atividades.
Crie uma lista de hábitos diários
As listas são grandes companheiras para organizar rotina e horários. Os deveres que não podem ser adiados devem ser cumpridos, mas também há outros afazeres que são prioridades. Essa é uma tática que pode reduzir o seu esforço mental, além de eliminar aquela sensação de ter esquecido alguma coisa importante — e, de fato, você não esquecerá.
A rotina corrida com centenas de compromissos provocam uma sobrecarga mental. Portanto, ao colocar em listas seus compromissos, você tira esse peso da sua cabeça e consegue se sentir mais leve para realizá-los. Essa é uma maneira de melhorar a sua organização, além de ter mais eficiência.
Se você tem tarefas recorrentes, tenha uma lista de afazeres fixa. Assim, quando surgirem outras demandas, basta adaptar o que você já tem e encaixar as novas tarefas. Esse hábito é importante para que não se perca o foco.
Aposte em ferramentas de produtividade
Se mesmo com todas as dicas anteriores você ainda não consegue organizar tão bem a sua rotina, as ferramentas de produtividade podem ser a grande solução. Existem milhares de soluções que podem ajudar, desde aplicativos, softwares, cursos e muitas outras maneiras de tornar seu dia a dia mais produtivo e organizado.
Por mais que você não se sinta confortável em utilizar essas ferramentas, saiba que é preciso passar por uma fase de adaptação até que você se sinta mais à vontade. Afinal, mudanças nem sempre são fáceis, mas pense nos benefícios que você terá.
E se mesmo com todas essas dicas você continue com o pensamento de “não tenho tempo”, talvez você precise de uma ajuda a mais. Assim, a Methodus tem a solução ideal para você! O Curso de Administração de Tempo ajudará na organização, a controlar seu tempo e gerenciar o estresse. Além disso, você aprenderá a ter equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.
Para saber mais sobre como a Methodus pode ajudar, entre em contato com a gente e tire suas dúvidas!