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Organização do tempo: entenda sua importância e como fazer!
- 16 de abril de 2020
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: Administração do Tempo
Para que a organização do tempo seja eficiente, é preciso criar uma rotina saudável que proporcione mais produtividade e equilíbrio tanto na vida pessoal quanto na profissional. Assim, é preciso se autogerenciar para entender quais tarefas podem ser delegadas, quanto tempo cada afazer leva, quais são os hábitos que mais prejudicam a sua dedicação, entre outros fatores que atuam diretamente no seu desempenho.
Com essas informações, fica mais fácil otimizar o seu tempo de forma a organizar as suas metas diárias em busca de uma vida com mais tempo para passar com a família e para o lazer, ao mesmo tempo em que se garante o sucesso na carreira. Muitas vezes, para isso, será preciso implementar na rotina uma completa reeducação do gerenciamento do tempo e do rendimento em suas atividades. Além disso, será preciso muita organização e determinação para cumprir o que for estabelecido na etapa de planejamento.
Ficou interessado e quer saber mais sobre como implementar a organização do tempo no dia a dia? Então, continue a leitura deste texto e tire as suas dúvidas agora mesmo!
Crie uma rotina
Para que a organização diária seja plena, é preciso ter disciplina e foco. Para isso, é interessante criar uma rotina. Afinal, é por meio dessa prática que se adquire bons costumes. Veja o que funciona melhor para você.
Por exemplo, se você está estudando para algum concurso e, ao mesmo tempo, tem de se dedicar ao trabalho. Se o seu trabalho é à tarde, comece o dia cedo. Acorde todos os dias cedo, leve X tempo para tomar café da manhã, X tempo para praticar alguma atividade física de sua preferência (corrida, ioga, andar de bicicleta etc.), e depois estabeleça X tempo para estudar cada matéria até o horário do seu trabalho.
Com esse tipo de organização, fica mais fácil conquistar os seus objetivos. Porém, é preciso seguir todo o planejamento para que você dê conta de tudo. Lembre-se de separar um tempo para descansar a mente fazendo algo que você goste. Assim, você se sentirá mais leve e menos sobrecarregado.
Estabeleça metas alcançáveis
Organizar uma agenda do que será feito todos os dias é uma maneira de manter a produtividade sempre otimizada. Dessa forma, programe a sua agenda sempre no dia anterior, assim você já ficará com tudo fresco na mente do que deverá ser feito.
Ao criar os seus afazeres, é preciso estabelecer metas alcançáveis, caso contrário, você estará se preparando para uma armadilha em que se sentirá fracassado, frustrado e ineficiente. Logo, crie uma agenda que busque objetivos realizáveis.
Por exemplo, de nada adianta colocar para realizar em um dia 4 tarefas complexas e que demandam muita dedicação e tempo. O indicado, nessa situação, seria colocar cada uma para ser feita em um dia junto de outros afazeres mais simples. Com isso, você conseguiria cumprir todo o planejamento sem problemas. Então, tenha sempre como propósito buscar soluções eficazes para garantir que o seu desempenho seja um sucesso.
Evite distrações
Para a gestão efetiva do tempo, é importante evitar distrações que possam fazer com que você perca o foco das realizações de suas tarefas ou que prejudique a sua produtividade. Assim, o ideal é que você tenha um ambiente de trabalho ou de estudo tranquilo e que proporcione conforto.
Desse modo, preze por uma cadeira com encosto alto nas costas, que tenha apoio para os braços e que possa regular a altura do assento, para que os pés se encostem apropriadamente no chão. Também é essencial não ter no cômodo aparelhos eletrônicos que possam dispersar a sua atenção, como TV, Kindle, videogame etc.
Além disso, também é fundamental organizar a sua mesa de trabalho, pois o caos visual ajuda a estimular a desordem e a sensação de ansiedade. Com isso em mente, tire um tempo para arrumar tudo. Coloque os papéis soltos em pastas organizadoras e tente deixar a mesa vazia para facilitar o seu uso durante o dia.
Use ainda as gavetas para arrumar as canetas e os blocos de anotações. Outra dica é implementar no ambiente uma estante, caso ainda não tenha uma, pois ela ajuda a aproveitar o espaço com sabedoria e a armazenar os itens com mais praticidade. Afinal, será fácil achá-los, pegá-los e devolvê-los posteriormente ao seu devido local sem problemas.
Não procrastine
A procrastinação é uma grande inimiga da organização, uma vez que ela atrapalha todo o planejamento criado para realizar os afazeres dentro do prazo estabelecido. Além disso, ela aumenta a ansiedade e o estresse na pessoa, já que a tarefa não feita, muito provavelmente, será postergada para o dia seguinte, o que atrapalhará a realização da agenda desse dia.
Assim, evite procrastinar, tendo em vista que essa ação só trará prejuízos para o seu dia a dia. O indicado é não deixar as tarefas não feitas se acumularem, a fim de não deixar esse processo formar uma grande bola de neve, o que significa que você perdeu o controle da sua ordem.
Ao perder o controle, é comum a sensação de incapacidade e de ineficiência. Esses sentimentos são ruins para a autoestima e geram inseguranças que podem afetar a vida pessoal e profissional. Logo, é muito importante se esforçar diariamente para que esse cenário não se realize.
Caso você tenha problemas em manter a sua agenda e procrastine algumas tarefas, crie alguns hábitos para terminar esse ciclo: comece o dia realizando a tarefa mais difícil e que exigirá a maior parte da sua atenção e de seu tempo. Depois de feita, você lidará com afazeres mais fáceis de serem finalizados no mesmo dia. Faça também um exercício mental dizendo que, se você não realizar a sua obrigação, ninguém mais a fará. Logo, o melhor é fazer tudo o quanto antes para seguir com novos desafios.
Portanto, é importante criar hábitos saudáveis a fim de sempre cumprir o que foi programado, evitando perder o foco e a passar tarefas não realizadas para outro dia, o que gerará mais pressão e ansiedade no dia a dia. Desse modo, você terá mais tranquilidade ao manter a organização do tempo em suas tarefas, tanto pessoais quanto profissionais.
Com essas dicas, fica mais fácil manter a organização do tempo, não é mesmo? Então, que tal conferir também como ter mais organização no trabalho? Informe-se agora mesmo sobre o assunto!